sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hot Rods

Curitiba reúne a nata dos hots em novembro
Encontro nacional que ocorre no Parque Barigüi deve atrair cerca de 200 veículos de diferentes estados brasileiros e até de países vizinhos
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O Encontro Brasil Curitiba Roadsters de Hot Rods chega a sua terceira edição mais badalado do que em anos an­­teriores. Se nas duas edições passadas era apenas parte integrante de um evento maior – em 2009 foi uma das atrações do Mega Car Hot Show e em 2007, do Força Livre Mo­­torsport Show –, desta vez a mostra dominará todo o pavilhão de exposições do Parque Barigüi, em Curitiba, nos dias 13 e 14 de novembro.
A previsão é reunir cerca de 200 hot rods e muscle cars de diferentes estados brasileiros e até países vizinhos. Faltando ainda dois meses e meio para o encontro, cerca de 50 veículos já foram inscritos. “Vamos superar a marca de carros expostos no ano passado. Como é um pavilhão fechado tem limite de vagas, por isso pedimos que o pessoal antecipe a sua inscrição para não ficar de fora do maior evento de hot rods do Brasil”, destaca o organizador Rafael Casagrande, da P1 MKT/COM, que espera reunir 20 mil pessoas nos dois dias de exposição. A mostra terá também a presença de empresas e marcas do setor automotivo.

As inscrições podem ser feitas pe­­lo site www.encontrobrasilhotrods.com.br. Cada veículo inscrito terá di­­rei­­to a um kit de participação (com duas credenciais, uma camiseta promocional do evento, um troféu e uma placa de identificação do veículo). Os proprietários que inscreverem seus carros até o dia 10 de outubro pagarão R$ 50 para a área comum e R$ 400 na área premium. Após este prazo, até o dia do evento, o valor se­­rá de R$ 80 e R$ 500, respectivamente.

O movimento Hot Rod (“Biela Quente”, numa tradução livre) surgiu no Estados Unidos na década de 30 e atualmente envolve clássicos da primeira metade do século customizados com motorização moderna, geralmente blocos V8, com muitos cromados, e pinturas chamativas. Em Curitiba, a cultura é bastante difundida ao ponto de a cidade ser rotulada como “a capital do hot no Brasil”. O clube Curitiba Roadsters, idealizador do evento, é referência nacional de preservação e divulgação da cultura hot.

Já os muscle cars, outro estilo presente na mostra curitibana, como o próprio nome em inglês indica, são carros com aparência “musculosa” e motores V8 potentes por debaixo do capô, saídos da indústria automotiva de Detroit (EUA) até 1975.


Willys Coupe 1941 – O exótico carro é empurrado por um motor 302 V8 de 300 cv

Ford 1926 Roadster LowBoy – É um exemplar do estilo Lakester – carros montados nos anos 40-50 para corridas que estabeleciam recordes de velocidade, nos lagos secos da Califórnia (EUA). O hot utilizou peças de diversos veículos antigos para ficar o mais próximo possível do visual da época. O propulsor desenvolve 235 cv


Ford coupé 3 janelas – Modelo de 1936, carrega um motor V8 de 160 cv

Dodge Kingsway SW 1952 – Esta perua do passado traz um motor 6 cilindros 250s. As rodas aro 18 foram emprestadas da picape Chevrolet Colorado Custom

Ford 1936 Cabriolet – O propulsor V8 302 produz 255 cv. Destaque para as rodas raiadas do Concorde, modelo paulista feito no fim da década de 70

Ford Tudor 1931– Batizado de “Sinistro”, o carro recebeu um motor Chevrolet V8 350 de 6.7 litros, usado pelos dragsters norte-americanos em arrancadas. É capaz de gerar 612 cv
by: GAZETA DO POVO

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