domingo, 5 de setembro de 2010

Motor Boxer


Nesta postagem vou mostrar um pouco da historia do nosso conhecido motor boxer, em um contexto geral.
 _____________________________________________________
É um motor a combustão como qualquer outro, só que com uma diferença: cilindros opostos a 180°, também chamados de motor com cilindros contrapostos que são montados em posição horizontal e longitudinalmente em motos, helicópteros, aviões e é claro, em carros. O nome boxer vem dos movimentos do braço dos lutadores de boxe.

A primeira patente de um motor boxer foi registrada em 1896 pelo projetista de motores alemão Karl Benz. Ate o final da Primeira Guerra Mundial (1914- 1918), o motor era usado em aviões. Com o fim da guerra, no inicio de 1919, a Alemanha perdedora foi proibida de fabricar armamentos e teve sua frota aérea extinta. A BMW, produtora de motores para aviões, teve que ficar apenas na produção de equipamentos agrícolas, ferramentas e moveis para escritório. Em 1921, começou a fornecer uma unidade bicilindrica refrigerada a ar para fabricas de motos, em 1923, a BMW lançou sua bike: a R32, que também utilizava o boxer de dois cilindros, e se tornou extremamente popular é marca registrada das motos da marca.
.
No inicio do século 20, discutia- se sobre a fabricação de um “carro do povo” alemão, pois tinha poucos carros rodando no país. O engenheiro de desenvolvimento da recém- formada na ocasião, Mercedes- Benz, o austro- húngaro (atualmente, Republica Tcheca) Ferdinand Porsche, também queria produzir um carro pequeno e de baixo peso, mas a empresa não concordava com seu projetista- chefe, assim Porsche saiu da MB. Em 1933, Porsche seguiu o seu projeto assinando um contrato com o governo de Adolf Hitler que desejava que cada cidadão germânico tivesse seu carro pagando uma espécie de consorcio oficial, o Volkswagen “carro do povo” deveria ser barato, transportar dois adultos e três crianças a 100km/h, assim nasceu o Fusca, que utilizava um motor boxer de quatro cilindros, quatro tempos refrigerado a ar de 900 cilindradas.
.
Em 1939, com a invasão da Alemanha sobre a Polônia, a fabrica Volkswagen começou a produzir veículos militares leves (Off- Road e anfíbios). Em 1945 com o final da guerra, os Volkswagen voltaram a ser produzidos e o filho de Porsche, Ferry, montou pequenos esportivos com carroceria de alumínio e mecânica de Fusca, os Porsche 356. Volkswagen e Porsche rapidamente se tornaram sucesso no mundo inteiro. A Citroen também teve um modelo de grande sucesso equipado com um motor boxer e desenvolvido antes da guerra, o 2CV. Ate a GM decidiu testar um motor horizontal montado na traseira, em 1960 produziu o Corvair com seis cilindros. Em 1970 a Fuji Heavy Industries adotou o primeiro motor de cilindros contrapostos em um carro de sua marca, a Subaru. Desde então nunca mais abandonou o motor boxer para adaptar seus carros. A Porsche e a Subaru continuam a usar o motor boxer em seus carros, sem sinal de aposentadoria, a BMW usa em suas motos.
.
Na minha opinião, os motores boxer são os melhores que já foram feitos, pois deixa o carro em excelente equilíbrio. São motores de 4, 6 cilindros que rendem mais de 500cv.
______________________________________________________________________

 E é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário